COMPARTILHE

 A importância do alimento desde o produtor até a mesa de sua família

Seu João é um senhorzinho de 70 e poucos anos que vive na roça. As mãos calejadas não escondem o trabalho árduo que desempenha todos os dias. Desde a infância aprendeu com seus pais a lidar com a terra e, principalmente, a cuidar com amor do que planta e colhe.

Por trás de uma vida simples e humilde de seu João há muitas histórias, e foi isso que despertou em mim a curiosidade em conhecer um pouco mais sobre esse trabalho tão zeloso pelos alimentos.

Era uma tarde normal quando fui até a propriedade do seu João comprar batatas roxas. A primeira imagem que avistei foi uma casa simples de madeira e, ao lado, lá estava ele sentado em um banquinho. Com a camisa de botão entreaberta até o peito, seu João portava um chapéu de palha e em uma das mãos um palheiro aceso.

Reportei aquele senhorzinho falando ‘boa tarde’ e logo em seguida sua expressão no rosto foi de alegria. É como se eu mesma sentisse a demonstração de afeto dele por mim e por tudo que estava à nossa volta. Meu objetivo de ir até lá foi apenas comprar batatas, mas de alguma forma fui tomada para saber da história daquele homem que, apesar de um semblante sofrido, conseguia transmitir amor. A conversa durou horas, e durante aquele tempo precioso, ouvindo sua história de vida, reparei de como seu João manuseava as batatas, de como as selecionava e embalava para que, no final da boa prosa, eu pudesse ir embora satisfeita. A história é apenas uma forma para ilustrar que tudo o que é feito com amor, neste caso o manuseio de alimentos, chega à mesa das famílias. O cuidado na hora de plantar, colher, selecionar, embalar, transportar até o preparo de uma boa refeição são etapas que não podem ser puladas.


A escolha dos alimentos

Se sua linguagem de amor é “Atos de Serviço”, com certeza você irá realizar tarefas para quem você ama com muito amor e carinho, inclusive preparar aquele delicioso prato que só você sabe fazer.

Além do amor depositado no manuseio daqueles alimentos, a etapa anterior é a escolha dos mesmo, e tudo começa nas gôndolas do supermercado. Se você não é como eu que vai até a casa do seu João, por exemplo, é no supermercado que você vai escolher os alimentos, correto?

Bem sabemos que trabalhar com alimentos não é brincadeira. Tem todo o cuidado na hora da escolha, com o fornecimento, armazenagem e também com o manuseio para evitar doenças. 

Nesse sentido, o manuseio de alimentos exige cuidados tanto com a higiene quanto com a manipulação para impedir o desenvolvimento de microrganismos, problemas de intoxicação e doenças ligadas ao consumo de alimentos, lembrando que existem três tipos de contaminação: cruzada, física e química.

Além dessas boas práticas que são indispensáveis para quem gosta de demonstrar amor através do preparo da comida, é essencial que todo o processo, desde a escolha até colocar o prato pronto na mesa, seja feito com amor, emanando o servir com amor e preparando aquilo com um sorriso no rosto.

Alimentar-se bem: muito além da comida

Comer bem vai além de realizar uma alimentação equilibrada entre carboidratos, proteínas e lipídios. Diz respeito a escolhas (como mencionei anteriormente), que vão dos alimentos que irão para sua casa até locais e horários para se comer.

Um elemento muito importante que deve ser levado em consideração é a afetividade. Alimentar-se é um ato de amor, que se expressa no autocuidado e no cuidado com o outro.

Ao refletir sobre o impacto que a alimentação tem sobre nossa saúde e daqueles que amamos, estamos adicionando afeição às escolhas alimentares.

Dessa forma, a melhor maneira para expressar o amor por meio da alimentação é evitar tudo o que é em excesso, como gordura, sal, açúcar, etc., que venham contribuir para o surgimento ou agravamento de doenças.

Orientar os filhos da maneira correta em ter uma alimentação variada também é um cuidado de amor. Preparar a mesa para os momentos de refeição em família é um cuidado de amor. Sem falar que todo esse momento precioso na mesa resulta em memórias afetivas positivas relacionadas à comida.

Dar a devida importância para os alimentos é um ato de amor. Seu João cuida com amor das suas batatas roxas e como é feita a sua escolha pelos alimentos? Você tem preparado os alimentos com amor e zelo?

 

Por isso, quero te instigar a realizar um workshop comigo para saber mais sobre como comprar, como manipular os alimentos e como preparar uma refeição de amor para você, para sua família e para seus amigos. Bora lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Endereço:
R. Paulo Marquês, 50 E – Centro, Chapecó – SC

Contato:
(49) 3304-5990 
falecom@chefdanielaboldori.com.br

Horários:
De segunda à sábado, das 14:30 às 23:00

Copyright © 2023 - Todos os direitos reservados | Produzido por e31Marketing

Scroll to Top